Blogue editado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento Damião de Góis aberto à Comunidade Educativa

SEMANA DA LEITURA DO PNL, NA

BE/CREA,

Tema: “Mensagem de Pessoa e Outras

Mensagens”

de 1 a 5 de Março de 2010

 

Como Nasce um Livro”, no dia 2, às 10 horas, na BE/CREA da Escola Básica 2,3 Damião de Góis. - Carlos da Veiga Ferreira

 

Carlos da Veiga Ferreira é editor da Teorema, pertencente ao grupo Leya. Até há bem pouco, era praticamente o único "fabricante" dos livros da casa e, por isso, tinha que dedicar o seu tempo ao trabalho com agentes, autores, tradutores, revisores, gráficos, imprensa, tipografias e papeleiras.
Mas o grosso do seu tempo foi sempre dedicado à leitura!

 

 

 

Como Nasce um Livro”, no dia 2, às 10 horas, na BE/CREA da Escola Básica 2,3 Damião de Góis. - Rui Zink

 

Rui Zink podia ter sido artista plástico, como os pais, consagrar-se como cartoonista, uma das suas paixões, ou rentabilizar os cursos de escrita criativa, que parecem existir desde sempre, mas de que foi ele o inventor. Rui Zink, 48 anos, professor universitário e escritor, optou, no entanto, por ser apenas Rui Zink. O nome basta para saber quem é.

 

 

 

 

As Pessoas de Pessoa, uma Viagem pelo Mundo Pessoano”, no dia 3, às 9 horas, na BE/CREA da Escola Básica 2,3 Damião de Góis. - Maria Manuel Viana

 

Maria Manuel Viana não se considera exactamente uma escritora, uma vez que essa não é a sua profissão. Talvez pelo facto de ter sido professora de português e, fundamentalmente, de literatura portuguesa durante 34 anos. Para si, a leitura sempre foi muito mais importante do que a escrita. Publicou “Damas, Ases e Valetes”, em parceria com Ana Benavente, e "A Dupla Vida de Maria João”, romance escrito em linguagem torrencial, mas ao mesmo tempo simples. A autora consegue revelar um universo íntimo repleto de sonho e crueldade, um universo poético, onde se desenha um fio de pequenas histórias, com momentos de impacto visual e óbvio virtuosismo estilístico. Sem dúvida, um nome a reter por quem gosta de literatura!

 

 

 

 

 

"Uma Aventura em Alto Mar”, no dia 3, às 10 horas, na BE/CREA da Escola Básica 2,3 Damião de Góis. - Ana Maria Magalhães

 

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa a 14 de Abril de 1946, no seio de uma enorme família onde as crianças ocupavam o primeiro lugar. A par de uma intensa actividade no domínio da educação, como docente e responsável pela Reforma do Sistema Educativo entre 1989 e 1991 e coordenadora da Reforma Curricular do 2.º ciclo, estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Isabel Alçada, em 1982. Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a longa e rica experiência educativa, são eco de uma infância e juventude particularmente felizes e traduzem o seu enorme talento para comunicar com os mais novos.

 


 

Está na Hora de Ouvir”, no dia 3, às 10 horas, na Escola Básica 1 dos Lóios. - Maria do Rosário Pedreira

 

Maria do Rosário Pedreira nasceu em Lisboa, em 1959. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na Universidade Clássica de Lisboa. Possui ainda o curso de Língua e Cultura  do  Instituto Italiano de Cultura em Portugal, tendo sido bolseira  do governo italiano e frequentado um curso de verão na Universidade de Perugia. Frequentou durante quatro anos o Goethe Institut, foi professora do Ensino Básico e fez algumas traduções. Tem trabalhado como editora. Como escritora, tem já publicados vários trabalhos de ficção, poesia, ensaio, crónicas e literatura juvenil, procurando neste último género a transmissão de valores humanos e culturais. Para a autora, já distinguida com alguns prémios literários, a casa pode ser considerada como um mundo onde se encerra tudo aquilo que vai perdurando, mesmo que sob a forma da memória, nostalgicamente.

 

 

 

I Palestra do PNL, “Ler É Maçada, Estudar É Nada”, no dia 3,

às 15 h 30m, na BE/CREA da Escola Básica 2,3 Damião de Góis. -

Professor Artur Anselmo

Professor Artur Anselmo - Alto-minhoto de família originária da Galiza, onde se cruzam ascendentes ameríndios, e alto-alentejano pelo lado paterno, o Professor Doutor Artur Anselmo tem leccionado Língua, Literatura e Cultura Portuguesa, assim como Cultura Clássica, Semiologia e História do Livro, em universidades da Europa e do Brasil. É sócio- correspondente da Academia Portuguesa da História e sócio-efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. Nesta última instituição ocupa presentemente (2008) a vice-presidência da Classe de Letras. É Professor da Universidade Nova de Lisboa.





As Pessoas e os Livros”, no dia 5, às 10 horas, no Jardim de Infância

 

Marvila nº 1 e na Escola Básica 1 Luiza Neto Jorge. - Fernando Cardoso

Fernando Cardoso é considerado um dos melhores escritores de literatura infanto-juvenil, tendo  alguns dos seus livros alcançado o maior número de edições em Portugal. «Flores para Crianças», uma das suas obras mais conhecidas, atingiu já a 34ª Edição. Muitos dos seus livros estão igualmente publicados em braile. Procedeu à única recolha, a nível nacional, da poesia popular, numa colectânea que consta de quatro volumes. Por tal facto, foi convidado a apresentar, na televisão, a rubrica «Poetas Populares». É autor de várias peças de teatro para crianças, jovens e adultos. Actualmente, é professor universitário de Direito e de Literatura Infantil e Juvenil. Atendendo ao conjunto da sua obra, foi distinguido com a «Palma de Ouro» pela Accademia Internazionale di Pontzen.


 


 

Pelos alunos do 9ºB e Professora Elisabete Dias

 

 

 

 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 19:19 | link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
26
27
comentários recentes
Sugestão para dar como prémio: T-shirts com a assi...
Adorei o jogo ...Ambas as equipas jogaram bem ...E...
Adorei o jogo ...Ambas as equipas jogaram bem ...E...
ola!Grande jogo. Estiveram todos muito bem apesar ...
resumiram bem a historia de são Martinho....
Umas alunas do 9ºB acharam muito interessante este...
Concordo que os alunos tenham um prémio por terem ...
Foi uma boa ideia da escola, criarem um blog para ...
Ainda não tive oportunidade de visitar a Exposição...
Agradeço em nome de todos os colaboradores e faço ...
Bom dia a toda a comunidade escolar só agora é que...
Num artigo no nosso site, incluímos um link a este...
tags

todas as tags

links
blogs SAPO