Blogue editado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento Damião de Góis aberto à Comunidade Educativa

Às 10 horas de sexta-feira, 23 de Abril, foi efectuado o 179º lançamento da revista “Nova Águia” na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Damião de Góis (de que o blogue da revista dá-nos conta: www.novaaguia.blogspot.com ) com a ilustre presença do Doutor Renato Epifânio, membro da Direcção da revista ( exercida em conjunto com o Professor Paulo Borges e a Professora Celeste Natário), reconhecido especialista e investigador nas correntes filosóficas portuguesas contemporâneas e porta-voz do Movimento Internacional Lusófono. A sua apresentação incidiu na explicitação dos diversos temas (dos números 1,2,3,4 e 5) já publicados e na sua reflexão pedagógica, bem alicerçada, sobre o papel do mundo e da cultura lusófona segundo o pensador Agostinho da Silva. Esta sua pertinente intervenção despertou, certamente, alguns dos presentes para a leitura do seu livro “A via lusófona – um novo horizonte para Portugal” (Lisboa, Edições Zéfiro, 2010).

 

A temática do nº 5 da revista “Nova Águia”, ‘Os 100 anos d’ ‘A Águia’ e a situação cultural de hoje’ (1º semestre de 2010), resulta duma abordagem multidisciplinar d’ “A Águia”, no momento em que se comemora o centenário do seu aparecimento (1910-2010). Esta revista reuniu importantes escritores, pensadores e poetas portugueses do início do século XX e tornou-se em 1912 órgão do movimento cívico e cultural da “Renascença Portuguesa”. Foi apresentada uma cópia da capa do número 1, de 1 de Dezembro de 1910, e evocada a premente necessidade de revalorizar o património cultural português no contexto do esboroamento das identidades culturais do nosso mundo Global.

 

Procurou-se também, com base na pluralidade de conteúdos deste número, apresentar alguns paralelismos entre a situação cultural de hoje e a referente ao contexto pós-revolucionário em que a revista “A Águia” nasceu. Enfatizou-se, sobretudo, que a população actual embora alfabetizada sofre de uma profunda iliteracia impeditiva de uma intervenção cívica esclarecida devido ao excesso noticioso da sociedade da informação e à transversal incapacidade de interpretar sinais, enquanto na 1ª República a preocupação incidia em alfabetizar a população para a poder fazer aceder a novos patamares culturais. O professor Nuno Ferrão lembrou, ainda, nesta sessão de lançamento da “Nova Águia” que só com cultura se garantem verdadeiramente as liberdades, as capacidades criativas e a qualidade de vida dos cidadãos.

 

Nuno Ferrão

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 01:55 | link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
20
21
22
23
24
26
28
30
comentários recentes
Sugestão para dar como prémio: T-shirts com a assi...
Adorei o jogo ...Ambas as equipas jogaram bem ...E...
Adorei o jogo ...Ambas as equipas jogaram bem ...E...
ola!Grande jogo. Estiveram todos muito bem apesar ...
resumiram bem a historia de são Martinho....
Umas alunas do 9ºB acharam muito interessante este...
Concordo que os alunos tenham um prémio por terem ...
Foi uma boa ideia da escola, criarem um blog para ...
Ainda não tive oportunidade de visitar a Exposição...
Agradeço em nome de todos os colaboradores e faço ...
Bom dia a toda a comunidade escolar só agora é que...
Num artigo no nosso site, incluímos um link a este...
tags

todas as tags

links
blogs SAPO