Blogue editado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento Damião de Góis aberto à Comunidade Educativa

A 7 de Junho como alunos do 9º ano iremos numa visita de estudo a Coimbra de acordo com os objectivos que em breve serão aqui apresentados. Pela relevância histórica fomos estimulados a escrever estas notas sobre alguns elementos do património histórico-cultural da Universidade de Coimbra. 

 

A Biblioteca Joanina, elaborado no estilo Barroco, recebeu os primeiros livros depois de 1750. A construção do edifício decorreu entre os anos de 1717 e 1728. O edifício tem três andares e alberga cerca de 200.000 livros e no piso nobre cerca de 40.000 volumes. Estas colecções datam dos séculos XVI, XVII E XVIII, que na maioria representam o que de melhor havia na Europa culta do tempo, para protegê-los a biblioteca tem paredes exteriores bastante grossas. Neste edifício não há qualquer problema com os insectos uma vez que as próprias estantes são feitas de madeira de carvalho. No interior deste edifício de livros habita uma colónia de morcegos que, durante a noite, se vai entretendo a comer os insectos que por aqui aparecem. Quando se fecha a biblioteca, o funcionário cobre as mesas com uma toalha de couro, e de manhã limpa a biblioteca.

 

A capela de S. Miguel foi dedicada a este Santo que acompanhou a Universidade na sua transferência definitiva para Coimbra. Em relação à data de construção foi construída no inicio do século XVI, a sua arquitectura é de estilo Manuelino, muito visível em todas as partes da capela em particular no portal que se pode ver na imagem. A Universidade adquiriu o Palácio Real da Alcáçova onde se incorporava a capela. Vários sítios da capela foram sendo modificados ao longo dos anos. Ainda hoje é utilizada para missas e  para concertos de música sacra, sendo de salientar que os instrumentos musicais  utilizados são provenientes do tempo de D. João V.

  

A prisão académica começou por ser uma cadeia medieval do Paço Real das Alcáçovas. Esta cadeia nasceu em 1593 e permaneceu em funcionamento até 1832. Esta utilização é bastante invulgar ao nível Europeu. Os objectivos desta cadeia eram proteger professores, funcionários e alunos do convívio com criminosos.  Actualmente este espaço serve de depósito de livros.

 

 

Fotos da Biblioteca Joanina e portal Manuelino da Capela de São Miguel ( Universidade de Coimbra )

 

Trabalho Realizado por:

Fábio Monteiro Nº7, 9ºA

Fábio Jesus Nº9, 9ºA

Filipa Grova Nº11, 9ºA

Rafael Gonçalves Nº20, 9ªA

Ricardo Teixeira Nº21, 9ºA

Sajan Nº23, 9ºA

Tiago Nº27, 9ºA

( Orientação do Professor Nuno Ferrão )

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 11:14 | link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
16
18
19
20
22
23
25
27
28
29
comentários recentes
Sugestão para dar como prémio: T-shirts com a assi...
Adorei o jogo ...Ambas as equipas jogaram bem ...E...
Adorei o jogo ...Ambas as equipas jogaram bem ...E...
ola!Grande jogo. Estiveram todos muito bem apesar ...
resumiram bem a historia de são Martinho....
Umas alunas do 9ºB acharam muito interessante este...
Concordo que os alunos tenham um prémio por terem ...
Foi uma boa ideia da escola, criarem um blog para ...
Ainda não tive oportunidade de visitar a Exposição...
Agradeço em nome de todos os colaboradores e faço ...
Bom dia a toda a comunidade escolar só agora é que...
Num artigo no nosso site, incluímos um link a este...
tags

todas as tags

links
blogs SAPO