Está patente na 11ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira a exposição do trabalho da Professora Irene Gonçalves, professora na Escola E.B. 2, 3 Damião de Góis.
O trabalho foi premiado na 10ª Bienal de Fotografia.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha refere “… fotos de Irene Gonçalves, podemos observar uma poética do olhar que envolve a natureza humana, representada pelo aconchego das mãos que seguram os ninhos, e a evocação da vida natural que o refugio familiar dos pássaros simboliza. Em ambos os casos, estamos perante trabalhos de grande qualidade formal e beleza estática, onde podemos ler algumas das características da nossa portugalidade… .”
Ana Rosário Nunes comenta, “Ter um ninho na mão é um acto sagrado, quase sacrílego. O gesto que o oferece transforma-o em Graal.
Sombras e penumbras arrastam-nos o olhar para o seu mistério. Uma arquitectura tão frágil e ao mesmo tempo tão segura. Humilde contentor de futura liberdade. A casa na árvores com que sempre sonhámos. O regaço, o colo a intimidade.
Um ninho vazio. Alguém ousou voar,
Para mais informações
http://www.aml.pt/index.php?iAction=AgendaVer&iAgendID=6866