Blogue editado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento Damião de Góis aberto à Comunidade Educativa

A 29 de Abril de 2011, da parte da tarde, os alunos das turmas do 9º ano de escolaridade foram a uma visita de estudo ao Museu Berardo do Centro Cultural de Belém, onde foram interpelados por muitas obras de arte contemporâneas, e ao Museu da Presidência da República onde tiveram oportunidade de relembrar os símbolos da República e os seus significados, bem como de ver muitas prendas de Estado que os Presidentes da República receberam de outros Chefes de Estado e a galeria dos diferentes retratos presidenciais. A visita foi acompanhada pelos professores de História, Educação Visual, Geografia e Educação Tecnológica e nos Museus os alunos foram conduzidos por dois técnicos dos respectivos Serviços Educativos. Após a visita, os alunos foram estimulados a preencher um guião de exploração de alguns dos conteúdos abordados. O contacto com o rico património, histórico e artístico, dos dois Museus suscitou a curiosidade e o ambiente de reflexão sobre o mundo e o país em que vivemos. Alguns alunos, inclusivamente, ficaram interessados em regressar a Belém para conhecer melhor o valioso recheio destes Museus. Aqui ficam dois registos fotográficos desta visita cultural que muito motivou os alunos envolvidos.

 

 Uma das obras obras artísticas analisadas no Museu Berardo-CCB

 

O grupo a escutar o guia do Museu Berardo-CCB

 

Um pormenor da galeria de retratos presidenciais no Museu da Presidência da República

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 23:18 | link do post

A comemoração deste dia, que coincide com o início da Primavera no Hemisfério Norte, teve lugar pela primeira vez no estado norte americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton, habitante deste estado, promoveu junto da população um dia dedicado à plantação de diversas árvores para resolver o problema  da escassez de material lenhoso. A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

 

Em 1971 na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores à FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura - Food and Agriculture Organization), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

 

Em 21 de Março de 1972 foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

 

Este ano, a esta celebração, junta-se a comemoração do Ano Internacional das Florestas. Alguns estudos referem que as florestas cobrem 31% da área terrestre total do planeta e que delas depende a sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, as florestas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou que 2011 será o Ano Internacional das Florestas.

 

Na nossa escola, associámo-nos a estas comemorações com a dinamização de uma palestra, realizada no espaço da Biblioteca do nosso Agrupamento, dirigida aos Cef’s de Jardinagem e Espaços Verdes e Operadores de Manutenção de Campos de Golfe, sobre a importância da árvore nas suas diversas vertentes. Convidámos o Professor e Técnico do ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade) o Dr. Fernando Queirós que com as suas imagens nos mostrou a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e de como, por vezes, nos esquecemos da sua riqueza e valor.  

 

Aqui fica um registo fotográfico desta palestra.            

                                       

Cef Jardinagem e Espaços Verdes

 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 17:56 | link do post

A Companhia das Lezírias é a maior exploração agro-pecuária e florestal existente em Portugal, compreendendo a Lezíria de Vila Franca de Xira, a Charneca do Infantado e os Pauis, num total de perto de 18.000 hectares, embora no século XIX fosse uma área três vezes maior.  Da parte da manhã, os alunos das turmas do 9º A e do 9º B divididos em dois grupos visitaram a vinha, a adega e o olival com uma orientação prestada por uma guia da Companhia das Lezírias. Na parte da tarde, os alunos e professores fizeram um baptismo equestre, em que devidamente autorizados tiveram oportunidade de sentir o cavalo de raça Puro-Sangue Lusitano. De seguida, os alunos e professores fizeram um piquenique na bancada do campo de saltos equestres e preencheram o guião da visita de estudo com base nas explicações que tinham ouvido da parte da manhã. Depois de preenchido o guião, com os esclarecimentos das guias e dos professores, a visita prosseguiu de autocarro para se constatar a extensão da herdade e observar os arrozais, os pinhais e os eucaliptais e, principalmente, os montados de sobro onde se parou para se perceber as potencialidades dos sobreiros. Os alunos mostraram bastante interesse e foram convidados a dialogar. No fim da visita, foi possível observar de perto os cavalos de Puro-Sangue Lusitano nas cavalariças da coudelaria.

 

Vinha                 Adega                           Olival                  Montado de Sobro

A Coudelaria               O Baptismo equestre             Preenchimento do guião da visita

 

 A entrada do grupo na Coudelaria

 

 Os cavalos "Puro Sangue Lusitano"

 

 A adega da Companhia das Lezírias

 

O montado de sobro

 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 14:52 | link do post

O Dia de São Valentim foi lembrado no dia 14 de Fevereiro. Patrono dos namorados,  o Santo apadrinhou as "cartas de Amor" que os alunos enviaram à escolhida/o do seu coração!

 

Na caixa de "Correio dos Namorados", os alunos colocaram as suas "missivas"secretas. Eleitos a Namorada e o Namorado do Ano, foi-lhes atribuída e entregue, com  pompa e circunstância, no espaço da biblioteca e na presença de professores e alunose assistentes operacionais,  a respectiva faixa, elaborada pelos alunos.

 

Um coração gigante, repleto de declarações de Amor em forma de coração foi o cenário para este momento de "encantamento bibliotecário".

 

Estes são exemplos de trabalhos realizados na "Oficina da Escrita" da nossa Biblioteca!

 

 

               Em nome de São Valentim...                                      Em nome de São Valentim...

 

 

Em vésperas da comemoração do dia de São Valentim, pairava no ar um clima de romantismo na escola, que envolvia toda a comunidade escolar! Nesse sentido, foram desenvolvidas actividades nos ateliers da biblioteca (atelier de expressão plástica/ escrita criativa) de forma a articular a temática com conteúdos programáticos.

No atelier de escrita criativa, desenvolvido semanalmente na biblioteca, os alunos, pertencentes ao Clube de Fotojornalismo, debateram a temática dos afectos, documentando  e tentando traduzir por palavras o que lhes ia na alma (sentimentos, sensações, estados de espírito)  inerentes ao "estado de enamoramento".

Criado um ambiente de partilha e expressão de sentimentos, muitos foram os alunos que através da poesia, conseguiram traduzir o que sentiam! Aqui fica um dos trabalhos realizados no clube de fotojornalismo sob a forma de poema.

 

 

 

 

O que é o Amor ? 

 

 

Trabalho de fotojornalismo realizado na oficina da Leitura e da Escrita 

pela aluno Cíntia do 6º Ano de Escolaridade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 12:08 | link do post

   CORRER POR UMA CAUSA - 1ª EDIÇÃO

 

08 de Abril de 2011 (Sexta-feira)

 

Fundo Solidário

Damião de Góis

 

Inscreve-te junto do teu professor de Educação Física até ao dia 01 de Abril (2ª feira). Contribui com o dinheiro que entenderes no acto da corrida e junta-te aos colegas, professores e funcionários da escola numa corrida contínua de estafetas que terá início às 10 da manhã e só terminará à tarde, por volta das 16 horas. Podes correr várias vezes em várias alturas do dia. Transporta a bandeira, e contribui deste modo para o fundo de ajuda aos colegas com maiores dificuldades.

A BANDEIRA NÃO PODE PARAR!

Todos juntos! Pelo fundo solidário da Damião!

 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 20:55 | link do post

  

 

A seguir ao pertinente debate público que se vai realizar, na Sociedade da Língua Portuguesa[1], às 16 horas do dia 19 de Março de 2011, sábado, subordinado ao tema “A CPLP nos media” irá ser lançado o número 7 da revista cultural “NOVA ÁGUIA” intitulado “FERNANDO PESSOA ‘MINHA PÁTRIA É A LÍNGUA PORTUGUESA’ – NOS 15 ANOS DA CPLP”. Fica o convite aos membros da nossa comunidade educativa que estiveram interessados em estar presentes.

 

Nuno Ferrão


[1] Rua Mouzinho da Silveira, nº 23 (junto ao Marquês de Pombal, em Lisboa)

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 19:18 | link do post

II PALESTRA PNL

 

DIA 16 de MARÇO de 2011

 

15h 30m - Palestra:             

“O ACORDO ORTOGRÁFICO E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS”

 

Pelo Professor Doutor João Malaca Casteleiro,

da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

 

Local: Biblioteca da Escola Básica 2,3 Damião de Góis.

 

A Equipa do PNL                                     A Directora do Agrupamento

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 16:34 | link do post

SEMANA DA LEITURA – 14 a 18 de Março

Plano Nacional de Leitura

Tema: “A Maior Flor do Mundo” - homenagem a José Saramago

 

Escola Básica 1 Luiza Neto Jorge

                       e

Jardim-de-Infância Marvila nº1

Dia 14 de Março (2ª feira)

9h 00m

 “A Maior Flor do Mundo”, inspirada em José Saramago

 

Pequena dramatização, por alunos do 3º Ciclo.

 

Grupo de dança “Just Move”, dinamizado pela Professora Ana Sofia Silva.

 

11h 00

              Clube de Flautas

O Professor Fernando Gaspar e alguns alunos do 2º Ciclo tocam alguns temas aos alunos do 1º Ciclo e do Pré-escolar.

 

das 9h às 15h 30m

Ateliês vários com os alunos do JI nº 1 e da EB1 Luiza Neto Jorge:

“Hora do Conto”

“Elaboração de uma enciclopédia sobre o ambiente”

“Elaboração de uma Flor Gigante”

“Desenho e Escrita Livre”

“Visionamento do filme A Maior Flor do Mundo

“Ateliê de Imagens”

 

14h00m

 

“O Senhor que vivia na Lua e outras histórias divertidas

 

Encontro com a escritora Vera Roquette.

 

das 16h às 17h 30m

 

Feira do Livro

 

Escola Básica 1 nº 195

e

Jardim-de-Infância Marvila nº4

Dia 15 de Março (3ª feira)

9h 00m

“Draguim, Badão e Companhia”

 

Encontro com o escritor/ilustrador Carlos Campos.

 

O escritor explica aos alunos do JI nº4 e da EB1 nº 195 como criou as suas personagens.

 

11h 00m

 

Oferta de um quadro pintado pelos alunos ao escritor.

 

14h 00m

 

“Canto e Poesia”

 

A Professora Solange Campos e alguns alunos do 2º Ciclo cantam poesia aos alunos do 1º Ciclo.

 

14h 00m

 

“Hora do Conto!”

 

Alunas do 3º Ciclo contam histórias às crianças do Pré-escolar, no JI Marvila nº4.

 

Escola Básica 2,3 Damião de Góis

Dia 16 de Março (4ª feira)

9h30m

A Maior Flor do Mundo”: homenagem a José Saramago.

 

 Inauguração da exposição com os trabalhos dos alunos do 2º e 3º Ciclos

e

da exposição “Água e Desenvolvimento”, cedida pela OIKOS.

 

10h 10m

 

  “A Maior Flor do Mundo”, inspirada em José Saramago

 

Pequena dramatização, por alunos do 3º Ciclo.

 

Grupo de dança “Just Move”, dinamizado pela Professora Ana Sofia Silva.

 

Apresentação da vida e obra de José Saramago, pelo Jornalista Adelino Gomes.

 

Leitura de um texto de Saramago pela actriz Filipa Leão.

 

11h 50m

 

“Conversa com…”

 

Conversa sobre experiências de leitura com um jovem convidado.

 

15h 30m

 “O Novo Acordo Ortográfico e suas Implicações Pedagógicas

 

 II Palestra PNL pelo Professor Doutor João Malaca Casteleiro,

da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na Biblioteca.

 

Escola Básica 2,3 Damião de Góis

Dia 17 de Março (5ª feira)

8h 20m

“A Menina do Mar”

 

Projecção do musical de Filipe La Féria, baseado no conto de Sophia de Mello Breyner,

na BE, para os alunos do 2º Ciclo.

.

10h10m

 

Ler+ Verde - “Ambiente e Desenvolvimento”

Encontro com o Director-executivo da OIKOS, Dr. João José Fernandes.

 

11h 50m

 

Visionamento do filme “Romeu e Julieta”, do realizador Baz Luhrmann,

baseado na obra de William Shakeaspeare, na BE, para os alunos do 3º Ciclo.

 

14h 00m

 

“Olimpíadas da Floresta”

 

Actividade no âmbito do Clube da Floresta, na Biblioteca.

 

15h 30m

 

Ler+ a Matemática -“Canguru Matemático Sem Fronteiras”

 

Os alunos do 2º e 3º Ciclos resolvem problemas num concurso mundial.

 

 

 

 

Escola Básica 1 dos Lóios

Dia 18 de Março (6ª feira)

9h 00m

“Hoje Há Provérbios!”

 

 A Professora Teresa Dias e alguns alunos do 2º Ciclo dizem provérbios aos alunos do 1º Ciclo.

 

Grupo de dança “Just Move”, dinamizado pela Professora Ana Sofia Silva.

 

11h 30m

 

Visionamento do filme “A Maior Flor do Mundo”, a partir do conto de José Saramago.

 

Apresentação de painéis e outros trabalhos baseados no conto de Saramago.

 

11h30 m

 

“Histórias contadas pelos avós”

O Grupo Intergeracional do CDC dos Lóios

e alguns Encarregados de Educação contam histórias aos alunos.

 

14h00m

 

“Plantação de uma árvore”

 A Escola EB 1 dos Lóios e os Pais/Encarregados de Educação

plantam uma árvore com a colaboração da equipa de jardinagem da CML.

 

14h30m

 

“Cordão de Leitura”

 Com a presença de alunos,

professores, funcionários, pais/encarregados de educação e convidados.

 

15h 30m

“Circuito de


Elaboração de uma página 
leitura e escrita”

do livro da “Semana da Leitura”iniciado no JI Marvila nº 1.

 

AO LONGO DA SEMANA:

  • “Posso entrar?” : leituras improvisadas nas várias escolas do Agrupamento,

       por alunos, funcionários, professores, pais/encarregados de educação e avós

  • “Visita guiada às exposições do PNL e visionamento                                                                                                                                                          do filme A Maior Flor do Mundo”.
  • “Circuito de leitura e escrita”: um livro iniciado pelos alunos do JI Marvila nº1                                                                                                                  e da EB1 Luiza Neto Jorge vai circular                                                                                                                                                                                  pelos vários estabelecimentos de ensino a fim de ser completado.
  • Alunos do 12º ano da Escola Secundária de Camões representam                                                                                                                                uma peça de teatro na EB 1 nº 195, no dia 17, às 9 horas.
  • Visita de estudo ao Jardim Botânico de Lisboa, envolvendo os alunos                                                                                                                               do 5º e 8º anos – Projecto “Construir o meu Jardim Botânico”.

      Comissão de Honra:

Adelino Gomes (Jornalista),

Belarmino Silva (Presidente da JFM),

Carlos Veiga Ferreira (Editor e membro da Comissão de Honra do PNL),

Rute Delgado (CML).

 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 15:36 | link do post

 

As turmas do 9ºA e 9ºB da nossa escola irão num autocarro da Junta de Freguesia de Marvila no dia 10 de Março à Companhia das Lezírias, com partida marcada para as 9.00 horas e com chegada prevista para as 17.00 horas. A visita realizada no âmbito das disciplinas de Geografia, História e e Educação Moral e Religião Católica será acompanhada por quatro professores, tendo os alunos,  devidamente autorizados, oportunidade de fazer um passeio equestre. Durante a visita de estudo será realizado um guião no sentido de aferir as aprendizagens adquiridas. Esta visita de estudo tem como objectivos:

  • Conhecer a actividade e a produção da Companhia das Lezírias.
  • Compreender o processo produtivo de produtos agrícolas, desde a sua origem à fase de consumo.
  • Relacionar a produção agrícola e florestal com a PAC.
  • Observar diferentes habitats e a biodiversidade.
  • Compreender a tendência evolutiva da população rural portuguesa ao longo do século XX.
  • Conhecer as riquezas Patrimoniais, construídas e naturais, da Companhia das Lezírias.
  • Conhecer a evolução das estruturas fundiárias da Companhia das Lezírias do século XIX à actualidade.
  • Conhecer os principais desafios económicos que a Companhia das Lezírias enfrenta nos nossos dias.

  

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 13:47 | link do post

 

Neste início de 2011 desejamos bom trabalho a todos os alunos, encarregados de educação, funcionários e professores. O novo ano começou com a instalação na nossa escola de pavilhões amovíveis que beneficiam os espaços onde decorrem as aprendizagens. Assim, neste reinício de actividades escolares salienta-se que, em breve, iremos assinalar o dia do Patrono da nossa escola que foi uma personalidade notável como Humanista, de grande importância internacional, que viveu no século XVI. Os Professores do Departamento de Ciências Sociais e Humanas decidiram evocar, através de uma actividade criativa, esta personalidade central da História Portuguesa e Universal que irá permitir aos alunos envolvidos desenvolver conhecimentos e competências importantes.

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 13:47 | link do post

A Biblioteca Escolar divulga à Comunidade Escolar

 

A Fundação Aristides de Sousa Mendes tem o gosto de convidar V. Exa. para participar no colóquio 

 

Saúde e Direitos Humanos.

 

Orientado pela Dra. Maria de Belém Roseira e pelo Dr. Almeida Gonçalves.

 

Local:

Centro Ismaili 

(Av. Lusíada Nr. 1, LISBOA, Lisboa 1500-392

Tel 217229001) 

 

Dia 14 de Dezembro de 2010 pelas18h30. 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 12:32 | link do post

Na quarta-feira, dia 1 de Dezembro, a nossa Escola foi a convite do Sporting Clube de Portugal assistir ao jogo da Liga Europa entre este clube anfitrião e o conhecido clube francês da cidade de Lille. Foram várias dezenas de alunos acompanhados de vários professores assistir a um jogo pouco empolgante, pelo fraco dinamismo empregue pela equipa da casa. Valeu o espírito de festa e a vitória curta, táctica, do Clube  português que nos dirigiu o convite (1-0 resultado final). Esta festa desportiva serviu para criar novos adeptos e despertar os jovens para esta modalidade de actividade física. Este evento, também, serviu para despertar o sentimento patriótico independentemente das diferentes filiações ou simpatias por determinados clubes. Embora se tenham revelado pontuais exaltações emocionais repudiáveis, este jogo serviu para uma sensibilização e consciencialização cívica para as questões relativas ao "fair play".

http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/192677.jpg

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 15:54 | link do post

Na quarta-feira, 17 de Novembro, realizou-se no Pavilhão Polidesportivo da Escola Básica 2,3 Damião de Góis um jogo de futebol, entre os Professores e os Alunos do Curso CEF-Montagem de Campos de Golfe, promovido pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família. O jogo contou com um ritmo bastante intenso, tendo os Alunos de Montagem de Campos de Golfe dominado o início da partida. No entanto, os Professores conseguiram com um esforço final empatar a partida que acabou por ficar com o resultado de 5-5, segundo apurámos numa das fontes. A partida, que teve um objectivo de confraternização, contou com uma assistência pequena de alguns alunos e professores, mas bastante empolgada com as jogadas mais brilhantes. A equipa dos Professores valeu-se de uma táctica mais colectiva, enquanto a equipa dos alunos se serviu, sobretudo, do protagonismo mais individualista de alguns dos seus jogadores.

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 13:54 | link do post

Será mostrado nos próximos dias uma pequena Exposição de trabalhos alusivos à implantação República no átrio que dá acesso à Biblioteca do nosso Agrupamento. Estes trabalhos constam de pequenos cartazes relativos a notícias dos dias em que se desencadearam as operações revolucionárias e algumas breves biografias de importantes Republicanos. Os trabalhos foram feitos pelos alunos das turmas do 9º A e do 9º B que estão a abordar esta temática na disciplina de História, tendo esta actividade servido como instrumento de motivação para o estudo destes acontecimentos no ano do Centenário da Implantação deste regime político.

 

Nuno Ferrão

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 14:13 | link do post

 Está patente na 11ª Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira a exposição do trabalho da  Professora Irene Gonçalves, professora na Escola E.B. 2, 3 Damião de Góis.

O trabalho foi premiado na 10ª Bienal de Fotografia.

A presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha refere “… fotos de Irene Gonçalves, podemos observar uma poética do olhar que envolve a natureza humana, representada pelo aconchego das mãos que seguram os ninhos, e a evocação da vida natural que o refugio familiar dos pássaros simboliza. Em ambos os casos, estamos perante trabalhos de grande qualidade formal e beleza estática, onde podemos ler algumas das características da nossa portugalidade… .”

 

Ana Rosário Nunes comenta, “Ter um ninho na mão é um acto sagrado, quase sacrílego. O gesto que o oferece transforma-o em Graal.

Sombras e penumbras arrastam-nos o olhar para o seu mistério. Uma arquitectura tão frágil e ao mesmo tempo tão segura. Humilde contentor de futura liberdade. A casa na árvores com que sempre sonhámos. O regaço, o colo a intimidade.

Um ninho vazio. Alguém ousou voar,

   

 

 

Para mais informações

http://www.aml.pt/index.php?iAction=AgendaVer&iAgendID=6866

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 16:51 | link do post

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família organizou duas acções de sensibilização sobre toxicodependência em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O projecto decorreu na Escola Damião de Góis, no espaço da Biblioteca Escolar.

Participaram os alunos que frequentam os Cursos de Ensino e Formação, os alunos dos 9º anos e uma turma do 6ºano.

A sessão decorreu em ambiente informal com a presença de vários convidados que responderam às questões colocadas pelos alunos.

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 16:27 | link do post

Conta-nos a lenda que Martinho de Tours frequentou em criança a Igreja Católica, mas por influência do pai entrou para o exército romano, embora pretendesse ser monge. Acabou por se tornar soldado e, num dia frio de Outono, passando por um mendigo num gesto de caridade e de grande generosidade dividiu a sua capa com ele. Este gesto despertou-lhe o espírito religioso e tornou-o, por vontade do povo, Bispo. A Igreja Católica acaba por torná-lo Santo e para celebrar este acontecimento comemora-se no dia 11 de Novembro, de todos os anos, o Magusto em que se assam castanhas e se bebe água-pé ou vinho novo. A turma do CEF de Montagem de Campos de Golfe irá assinalar esta data na Escola.

 

Alunos da Turma do CEF de Montagem de Campos de Golfe

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 13:34 | link do post

  • Exposição sobre os Direitos da Criança na BE;

  • Exposição de Livros sobre os Direitos da Criança na BE;

  • “Os Direitos da Criança ilustrados por vários artistas” -Apresentação de ilustrações sobre os Direitos da Criança na BE;

  • “Os Direitos da Criança”- Acção de sensibilização para os alunos do 5º ano, dirigida pela Coordenadora da Biblioteca Escolar, com o apoio da equipa da BE;
  • Livro do Mês – “ A Constituição da República Portuguesa trocada por [para] miúdos;
  • Revista do Mês – Nova Águia; Alexandre Herculano, aspectos da vida e obra e sua ascendência ideológica sobre o republicanismo;
  • Site do mês – http://www.mvargasllosa.com/
  • “O meu livro preferido é” – Inquérito dirigido aos alunos dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade;
  • Exposição evocativa da Revolução Republicana;
  • Evocação da Lenda de São Martinho;

 

Participa!

e divulga outras actividades da escola

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 09:40 | link do post

Realizou-se na Biblioteca do Agrupamento na quinta-feira, dia 28 de Outubro de 2010, da parte da manhã, a atribuição das menções de desempenho meritório dos alunos relativos ao ano lectivo 2009-2010. A sessão foi presidida pela Professora Olímpia Pereira, em representação da Senhora Directora Maria Esmeralda Gonçalves, que atribuiu os certificados de mérito a todos os alunos seleccionados. A organização pertenceu à Drª Rosa Ferreira e aos diversos e interventivos elementos do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família que acolheram calorosa e individualmente os diversos alunos com música apropriada. Também o público se juntou a esta celebração aplaudindo com entusiasmo e orgulho os alunos convocados para receberem estas distinções de condutas de mérito escolar.

 

A Assisente Social Ana Lageira, apresentou o quadro de desempenho meritório que apresentamos em fotografia. Ficam aqui algumas fotografias deste acontecimento, onde se pode ver o público, o quadro de desempenho meritório e duas alunas a quem foram concedidas as respectivas menções de desempenho meritório acompanhadas das suas respectivas Encarregadas de Educação. Desejamos que os seus bons exemplos possam frutificar junto dos colegas.

 

 

 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 17:10 | link do post

 

No mês de Outubro comemora-se o “Mês internacional das Bibliotecas Escolares”.

A Biblioteca da Escola Damião de Góis associou-se a esta iniciativa e desenvolveu múltiplas actividades com o apoio dos Alunos e Professores. Destacamos:

 

 • Painel comemorativo do “Livro e da Leitura”

- Realizado pelas Professoras Cristina Nogueira e Lídia Amaral (Oficina de Artes) com o apoio dos alunos.

 

• Exposição sobre “A história de uma folha de papel”

- Realizada na BE com o apoio dos alunos.

 

• Exposição sobre “Johannes Guttenberg e a Imprensa”

- Realizada na BE com o apoio dos alunos.

 

• Visita guiada à Biblioteca para os alunos do 5º Ano.

 

 

• Programa de oferta de livros a todos os alunos do 5º Ano da escola

- Realizada na BE no decorrer do mês de Outubro. Os livros foram oferecidos pelo Plano Nacional de Leitura.

 

 

• Os Alunos à descoberta da Biblioteca Escolar

– Actividade exploratória para os alunos do 5º ano, a decorrer no mês de Outubro.

 

• “A história de uma folha de papel” no dia 25 de Outubro, pelas 11h na BE

- Acção de sensibilização para os alunos do 4º ano, da escola do 1º ciclo, dos Lóis, dirigida pela formadora Dr.ª Cláudia Outeiro, com o apoio dos alunos do 6º Ano, Turma A.

 

 

 

• “O Flamingo da Asa Quebrada” no dia 28 de Outubro, pelas 10h na BE

- O escritor “Augusto Carlos” na Biblioteca da Escola.

- Apresentação do livro do mês, em colaboração com os alunos do 6º Ano, turmas A e B.

 

 

 

 

Estás convidado! Participa!

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 08:48 | link do post

Na quinta-feira 11 de Novembro a turma do Curso de Educação e Formação de Montagem de Campos de Golfe irá comemorar o dia de São Martinho assinalando esta data festiva com pequenos trabalhos evocativos da lenda deste Santo e com um tradicional magusto. Esta actividade contará com a colaboração dos professores de Língua Portuguesa, Cidadania e Mundo Actual, Educação Tecnológica e as disciplinas técnicas de Montagem de Campos de Golfe e Montagem de Jardins e Relvados.

 

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 13:54 | link do post

Em Lisboa no Palácio da Independência, Largo de São Domingos (junto ao Rossio), a 12 de Outubro às 17 horas irá ser lançado o número 6 da revista de Cultura intitulada “Nova Águia” com a apresentação do Professor Pinharanda Gomes. Após o lançamento desta revista, com o grande acolhimento demonstrado por parte da Escola Básica 2,3 Damião de Góis relativo ao lançamento do nº 5 desta revista, que se verificou no passado dia 23 de Abril na nossa Biblioteca.

 

Como colaborador da “Nova Águia” tenho o gosto de convidar todos os interessados da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Damião de Góis, na presente temática do Centenário da implantação República Portuguesa e nas questões ligadas à Cultura Contemporânea, a assistirem à prelecção do Professor Pinharanda Gomes e à apresentação deste novo número da “Nova Águia”.

 

Nuno Ferrão



 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 17:51 | link do post

Na quarta-feira à tarde, dia 29 de Setembro de 2010, foi dinamizada, no âmbito do Centenário da implantação da República,uma visita de estudo dos alunos do 9º ano ao Museu da Cordoaria Nacional à Exposição "Viva a República".  A visita teve uma guia que nos levou através dos diversos núcleos da Exposição. Esta actividade foi orientada e acompanhada pelos professores Nuno Ferrão, Luísa Teixeira, Annie Pereira e Daniel Gonçalves, tendo servido como motivação da aprendizagens dos conteúdos ligados à 1ª República e ao conhecimento de figuras históricas marcantes sobre os quais numa articulação entre as disciplinas de História e Língua Portuguesa serão solicitados alguns trabalhos de pesquisa. A visita coincidiu com o início das Comemorações oficiais do Centenário da Implantação da República.  Assim, a par de uma Exposição apresentada na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Damião de Góis sobre figuras ligadas ao contexto de transição da Monarquia para a República, esta visita de estudo realizada com os alunos do 9º ano e uma nova Exposição, a realizar em breve, de algumas figuras centrais ligadas à instauração da República relembram a importância deste acontecimento no contexto da nossa escola.

 

Na segunda-feira 4 de Outubro com o mesmo intuito evocativo o Curso de Educação e Formação de Campos de Montagem de Campos de Golfe foi em visita de estudo aos Jardins, ao Museu e a diversas Exposições patentes no Palácio de Belém acompanhados dos professores Mariana Rasga, Cristina Lavadinho e Nuno Ferrão.

 

Nuno Ferrão    

 

EXPOSIÇÃO DA CORDOARIA NACIONAL "VIVA A REPÚBLICA 1910-2010" NO DIA 29 DE SETEMBRO COM AS TURMAS DO 9º ANO

 

VISITA DE ESTUDO AO PALÁCIO DE BELÉM DO CURSO CEF-MCG A 4 DE OUTUBRO

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 09:18 | link do post

Na última semana do ano lectivo realizaram-se várias actividades lúdicas e culturais que mobilizaram toda a comunidade educativa numa azáfama que entusiasmou professores e alunos. Em particular na quinta-feira dezoito de Junho realizou-se um arraial onde estiveram presentes alunos, encarregados de educação, pais, professores e funcionários. Neste dia os pais tiveram oportunidade de visitar diversas Exposições de trabalhos dos alunos, das diversas áreas disciplinares e não curriculares, procurando com emoção os trabalhos dos seus filhos. Foi uma festa que reuniu toda a comunidade educativa num ambiente de aberta convivência e suscitou o reforço de laços de empatia num ambiente de descontracção, não obstante os professores estivessem numa atmosfera de sobrecarga de trabalho que corresponde a todos os finais dos anos lectivos. Na sexta-feira à noite realizou-se o baile de finalistas dos alunos do 9º ano numa saudosa despedida da escola que os acolheu durante os anos de formação básica.

 

Por último, queremos lembrar que se devem inscrever nas Actividades de Verão no CDC dos Lóios para que tenham umas férias grandes bem passadas, no sentido de que possam regressar em Setembro com energias renovadas para aprenderem com algumas surpresas que o Agrupamento de Escolas Damião de Góis vos irão oferecer. Acabamos desejando-vos umas óptimas férias com muitas brincadeiras e com boas leituras!  

 

A equipa da Biblioteca do Agrupamento Damião de Góis

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 11:32 | link do post

Nesta semana irão ser atribuídos os prémios aos vencedores e os brindes a todos os participantes do Concurso de Comemoração do Centenário da República na nossa Escola na quinta-feira de manhã. Assim, a par de uma Exposição dos trabalhos apresentados ao Júri, constituídos por biografias ou desenhos, relativos a diversas personalidades ligadas à Implantação da República será feita uma pequena sessão para esse efeito. Apelamos, por isso, a toda a comunidade educativa que visitem os trabalhos expostos para nos prepararmos para este acto celebrativo do centenário deste regime político que terá lugar no dia 5 de Outubro deste ano. 

 

Os professores responsáveis,

Teresa Câmara, Pedro Glória e Nuno Ferrão

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 11:12 | link do post

Nós Somos Um Poema - Dramatização e Música pelos alunos do 5ºA e 5ºE

Um Texto de Luísa Ducla Soares

 

 

Dia 17 de Junho de 2010 -Escola Básica Damião de Góis

10h – Centro de Recursos da

10h10m – Pátio

10h20m – Sala de Alunos

 

 

PARTICIPANTES:

5º E

Anish Savechande

Cíntia Bumba

Edivaldo Vicente

Fábio Assunção

Filipe Barata

Henrique Alves

Nadine Semedo

Pedro Andrade

Rafael Martins

Sehul Narotamo

 

 

5º A

Bruno Lopes

Hanna Hornychar

Joana Quitério

Sara Caldeira

 

 

Professoras

Cristina Pimenta

Solange Campos

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 14:59 | link do post

FEIRA de SANTO ANTÓNIO

 

Descrição:

Venda de Manjericos e de Plantas Aromáticas para comemoração do dia de Santo António.

Feira a ser realizada Terça e Quarta feira, dias 8 e 9 de Junho das 10:30m às 16:30m, pelos alunos do curso de CEF - Operadores de Manutenção de Campos de Golfe.

 

Objectivos:

- Comemoração do dia de Santo António,

- Aprofundamento dos conhecimentos dos alunos sobre o Santo António, sobre os Manjericos e sobre as características de algumas plantas ornamentais,

- Angariação de fundos para despesas correntes do curso

 

Professores responsáveis:

- Mariana Rasga (disciplina - Manutenção de Campos de Golfe)

- Cristina Lavadinho (disciplina - Manutenção de Jardins e Relvados)

 

Professores participantes:

- Maria Rosário Matos (disciplina – Português)

- Maria José Lopes (disciplina – Inglês)

- Nuno Ferrão (disciplina – Cidadania e Mundo Actual)

- João Pereira (disciplina – Informática)

 

Localização:

- Átrio do pavilhão A

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 16:49 | link do post

Visita ao Parque da Bela Vista

 

No dia 1 de Junho os alunos dos estabelecimentos de ensino do Pré-escolar e 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Damião de Góis comemoram o Dia Internacional da Criança.

Acompanhados dos Educadores, Professores e Assistentes Operacionais vão participar nas actividades a decorrer no Parque da Bela Vista.

Agradecemos o apoio da Junta de Freguesia de Marvila.

A todos desejamos um dia pleno de alegria!

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 15:11 | link do post

Visita de Estudo de Língua Portuguesa em interdisciplinaridade com Inglês, História e Educação Tecnológica

 

Percurso Cultural em Coimbra

9º Ano

7 de Junho de 2010

 

ITINERÁRIO

8.00h – Concentração em frente à escola e partida.

11.30h – Visita à Universidade de Coimbra: • Biblioteca Joanina • Capela da Universidade

13.00h – Passeio pelo Penedo da Saudade.

14.00h – Almoço no Parque da Cidade.

16.00h – Visita à Quinta das Lágrimas.

20.00h – Chegada prevista à escola.

 

Professores responsáveis:

Elisabete Dias Maria

Cristina Nogueira

Maria José Lopes

Nuno Ferrão

 

Foto antiga da Universidade de Coimbra

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 11:28 | link do post

Concurso de Leitura do Agrupamento, dia 2 de Junho, pelas 14h, na Biblioteca da Escola Básica 2, 3 Damião de Góis.

 

Vão participar:

  •  4 Alunos do Pré-escolar, 3 do J. I. Marvila nº 1 e 1 do J. I. Marvila nº 4;
  • 12 Alunos do 1º Ciclo (4 de cada Estabelecimento de Ensino; EB 1 dos Lóios, EB 1 Luíza Neto Jorge e EB 1 nº 195), representativos de cada ano de escolaridade, 1º, 2º, 3º e 4;
  • 2 Alunos do 2º Ciclo da Escola Básica 2, 3 Damião de Góis (1 do 5º e outro do 6º);
  • 3 Alunos do 3º Ciclo da  Escola Básica 2, 3 Damião de Góis (1 do 7º, 1 do 8º e outro do 9º).

 

O Júri é presidido pela Directora do Agrupamento, Maria Esmeralda Gonçalves, pela Educadora Maria Olímpia Pereira em representação do Pré-escolar, Professora Leonor Carvalho em representação do 1º Ciclo, Professora Maria Helena Cabeleira em representação do 2º Ciclo, Professora Cristina Funico em representação da Biblioteca Escolar e do 3º Ciclo e a Srª D.ª Clarisse Penim em representação da Comunidade Educativa.

 

Os Alunos participantes receberão como prémio livros e brindes.

 

O concurso conta com o apoio da Junta de Freguesia de Marvila, da Câmara Municipal de Lisboa e do Ministério de Educação/PNL/RBE.

 

A organização esteve a cargo da equipa da Biblioteca Escolar, do Plano Nacional de Leitura, das Coordenadoras de Estabelecimento do Agrupamento e da responsável pelo Jardim-de-Infância Marvila nº4.

 

Agradecemos o apoio de todos os envolvidos.

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 19:59 | link do post

A ONG "Turma do Bem" em colaboração com o Programa de Educação para a Saúde da Escola, disponibilizou-se para fazer um rastreio oral a todos os alunos da Escola Sede do Agrupamento.

Um dentista voluntário e uma técnica da respectiva ONG, deslocam-se à nossa Escola hoje, dia 26 de Maio e observam os alunos sinalizados como tendo eventuais problemas dentários. Esses alunos poderão vir a fazer tratamento gratuito para recuperação/correcção das suas patologias afim de poderem ter uma melhor qualidade de vida.

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 18:23 | link do post

A 7 de Junho como alunos do 9º ano iremos numa visita de estudo a Coimbra de acordo com os objectivos que em breve serão aqui apresentados. Pela relevância histórica fomos estimulados a escrever estas notas sobre alguns elementos do património histórico-cultural da Universidade de Coimbra. 

 

A Biblioteca Joanina, elaborado no estilo Barroco, recebeu os primeiros livros depois de 1750. A construção do edifício decorreu entre os anos de 1717 e 1728. O edifício tem três andares e alberga cerca de 200.000 livros e no piso nobre cerca de 40.000 volumes. Estas colecções datam dos séculos XVI, XVII E XVIII, que na maioria representam o que de melhor havia na Europa culta do tempo, para protegê-los a biblioteca tem paredes exteriores bastante grossas. Neste edifício não há qualquer problema com os insectos uma vez que as próprias estantes são feitas de madeira de carvalho. No interior deste edifício de livros habita uma colónia de morcegos que, durante a noite, se vai entretendo a comer os insectos que por aqui aparecem. Quando se fecha a biblioteca, o funcionário cobre as mesas com uma toalha de couro, e de manhã limpa a biblioteca.

 

A capela de S. Miguel foi dedicada a este Santo que acompanhou a Universidade na sua transferência definitiva para Coimbra. Em relação à data de construção foi construída no inicio do século XVI, a sua arquitectura é de estilo Manuelino, muito visível em todas as partes da capela em particular no portal que se pode ver na imagem. A Universidade adquiriu o Palácio Real da Alcáçova onde se incorporava a capela. Vários sítios da capela foram sendo modificados ao longo dos anos. Ainda hoje é utilizada para missas e  para concertos de música sacra, sendo de salientar que os instrumentos musicais  utilizados são provenientes do tempo de D. João V.

  

A prisão académica começou por ser uma cadeia medieval do Paço Real das Alcáçovas. Esta cadeia nasceu em 1593 e permaneceu em funcionamento até 1832. Esta utilização é bastante invulgar ao nível Europeu. Os objectivos desta cadeia eram proteger professores, funcionários e alunos do convívio com criminosos.  Actualmente este espaço serve de depósito de livros.

 

 

Fotos da Biblioteca Joanina e portal Manuelino da Capela de São Miguel ( Universidade de Coimbra )

 

Trabalho Realizado por:

Fábio Monteiro Nº7, 9ºA

Fábio Jesus Nº9, 9ºA

Filipa Grova Nº11, 9ºA

Rafael Gonçalves Nº20, 9ªA

Ricardo Teixeira Nº21, 9ºA

Sajan Nº23, 9ºA

Tiago Nº27, 9ºA

( Orientação do Professor Nuno Ferrão )

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 11:14 | link do post

A Biblioteca Escolar DIVULGA

 

 

Convite para Workshop

 

 

Convidamos todos os Encarregados de Educação a participar num Workshop, com o tema de Apoio Parental, a ser realizado no dia 27 de Maio, das 18 às 19 horas, na EB Damião de Góis.

Esta é uma iniciativa da Academia Total, em parceria com o Psicogym, em conjunto com a Escola com o objectivo de proporcionar uma palestra no âmbito da formação comportamental com uma importância destacada nos dias de hoje.

Nesta oportunidade iremos distribuir vouchers para descontos em serviços de psicologia e orientação.

Participe desta iniciativa e, desta forma, contribua para a educação dos seus filhos.

Cordialmente,

 

Academia Total

Sede: Campo Grande, 82 Loja A e B

1700-094 Lisboa

Tel: 217907900 * Fax: 217907909

www.academiatotal.pt

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 16:32 | link do post

Todas as pessoas interessadas da comunidade educativa em colaborar com textos ou trabalhos neste blogue devem entrar em contacto com a equipa da Biblioteca ou com o Professor Nuno Ferrão. Por uma questão de garantir a qualidade dos textos e dos trabalhos, estes deverão passar por um critério de aperfeiçoamento para que possam ser introduzidos neste blogue. Podem fazer o contacto directamente com os diversos dinamizadores referidos ou enviar um comentário mostrando o interesse em participar neste blogue.

 

Nuno Ferrão

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 11:29 | link do post

 Dia 19 de Maio

 

 

Modalidade: Acção de Formação para Professores do Agrupamento de Escolas Damião de Goís.

 

Tema: Bullying 

 

Fundamentação do Plano da Acção:

.Bullying é um termo inglês utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.

Esta formação vai ajudar os professores a detectar e a lidar melhor com situações de Bullying.

 

Objectivos:

Bullying

Caracterização do bullying

Características dos bullies

Características dos bullies

Locais de bullying

 

Metodologias:

Adoptar-se-á uma metodologia predominantemente prática alicerçada na dinâmica de trabalhos de grupo. 

Haverá contudo, alguns momentos de exposição e de questionamento de situações reais.               .

 

Formadores:

Equipa do GAAF Agrupamento de Escolas Damião de Goís

 

Loca da formação- Biblioteca Escolar da Escola E.B. 2, 3 Damião de Góis

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 17:18 | link do post

A Biblioteca Escolar DIVULGA:

 

 

 

CONVITE

 

 

O Grupo Comunitário do Bairro dos Lóios tem o prazer de convidar V.Exa. a participar na Festa dos Lóios, a realizar-se no Equipamento Social do Bairro dos Lóios (Rua Pedro José Pezerat, Edifício Azul), no próximo Sábado, dia 15 de Maio de 2010, das 15h às 24h.

 

Esta iniciativa foi organizada em parceria com várias entidades: Associação para o Planeamento da Família (APF), Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), Associação Tempo de Mudar (ATM), Câmara Municipal de Lisboa, Departamento de Acção Social (CML-DAS), CESIS – Projecto Espiral, Eco – Estilistas, Gebalis, Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família – Agrupamento de Escolas Damião de Góis, Grupos Informais da Comunidade, Grupo de Gestão do Espaço GerAcções – SCML, Junta de Freguesia de Marvila (JFM), Polícia Segurança Pública – 14ª Esquadra (PSP), Santa Casa Misericórdia de Lisboa – CDC Bº Lóios.

 

Pretende-se proporcionar à Comunidade, neste dia Internacional da Família, um momento de animação recreativa e cultural, incentivando a população a envolver-se, activamente, na concretização desta iniciativa.

A Festa irá contar com animação variada: actuações e concertos, tendinhas, actividades e jogos animados pelas instituições envolvidas.

 

Contamos com a Vossa Presença neste evento tão importante para a nossa Comunidade!

 

Gratos pela atenção, com os melhores cumprimentos,

 

P`lo Grupo Comunitário

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 16:40 | link do post

 

Hoje é um dia especial na Biblioteca. Os alunos do curso nocturno da Escola vêm à Biblioteca Escolar acompanhados do professor da turma, participar numa actividade com o objectivo de conhecer e explorar os recursos existentes.

Esperamos por vós!

Vamos disponibilizar neste blogue um trabalho feito pelos alunos.

Até breve

A professora bibliotecária

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 12:04 | link do post

No âmbito dos trabalhos desenvolvidas pelos professores Teresa Câmara, Pedro Glória e Nuno Leitão para assinalar o dia 25 de Abril de 1974 informamos que decorreu na Escola uma actividade  de sensibilização destinada aos alunos do 2º ciclo.

Os resultados serão patentes numa pequena mostra na Biblioteca Escolar Damião de Góis na semana de 3 a 7 de Maio.

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 11:27 | link do post

Às 10 horas de sexta-feira, 23 de Abril, foi efectuado o 179º lançamento da revista “Nova Águia” na Biblioteca do Agrupamento de Escolas Damião de Góis (de que o blogue da revista dá-nos conta: www.novaaguia.blogspot.com ) com a ilustre presença do Doutor Renato Epifânio, membro da Direcção da revista ( exercida em conjunto com o Professor Paulo Borges e a Professora Celeste Natário), reconhecido especialista e investigador nas correntes filosóficas portuguesas contemporâneas e porta-voz do Movimento Internacional Lusófono. A sua apresentação incidiu na explicitação dos diversos temas (dos números 1,2,3,4 e 5) já publicados e na sua reflexão pedagógica, bem alicerçada, sobre o papel do mundo e da cultura lusófona segundo o pensador Agostinho da Silva. Esta sua pertinente intervenção despertou, certamente, alguns dos presentes para a leitura do seu livro “A via lusófona – um novo horizonte para Portugal” (Lisboa, Edições Zéfiro, 2010).

 

A temática do nº 5 da revista “Nova Águia”, ‘Os 100 anos d’ ‘A Águia’ e a situação cultural de hoje’ (1º semestre de 2010), resulta duma abordagem multidisciplinar d’ “A Águia”, no momento em que se comemora o centenário do seu aparecimento (1910-2010). Esta revista reuniu importantes escritores, pensadores e poetas portugueses do início do século XX e tornou-se em 1912 órgão do movimento cívico e cultural da “Renascença Portuguesa”. Foi apresentada uma cópia da capa do número 1, de 1 de Dezembro de 1910, e evocada a premente necessidade de revalorizar o património cultural português no contexto do esboroamento das identidades culturais do nosso mundo Global.

 

Procurou-se também, com base na pluralidade de conteúdos deste número, apresentar alguns paralelismos entre a situação cultural de hoje e a referente ao contexto pós-revolucionário em que a revista “A Águia” nasceu. Enfatizou-se, sobretudo, que a população actual embora alfabetizada sofre de uma profunda iliteracia impeditiva de uma intervenção cívica esclarecida devido ao excesso noticioso da sociedade da informação e à transversal incapacidade de interpretar sinais, enquanto na 1ª República a preocupação incidia em alfabetizar a população para a poder fazer aceder a novos patamares culturais. O professor Nuno Ferrão lembrou, ainda, nesta sessão de lançamento da “Nova Águia” que só com cultura se garantem verdadeiramente as liberdades, as capacidades criativas e a qualidade de vida dos cidadãos.

 

Nuno Ferrão

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 01:55 | link do post

No dia 23 de Abril, na Biblioteca Escolar é assinalado o Dia Mundial do Livro e o Dia Internacional dos Direitos de Autor.

Vamos desenvolver na Biblioteca várias actividades no âmbito desta temática (ver programa) em colaboração com alunos, professores e convidados.

Apresentar a Biblioteca à Comunidade Escolar e estreitar os laços de cooperação com as Instituições parceiras da Biblioteca Escolar são motivo de orgulho para a nossa Escola.

 

Programa

Escola Básica 2,3 Damião de Góis 

9h

“Uma viagem do passado para o presente: Conhecer Damião de Góis”

Inauguração da exposição de trabalhos dos alunos do Agrupamento com a presença de representantes de várias instituições

9h30m

“Clube de Flautas”

O Professor Fernando Gaspar, a Professora Rosa Maiz e alguns alunos do 2º  Ciclo tocam e cantam alguns trechos musicais.

9h 45m

 

“Dar um nome à Biblioteca Escolar” – Damião de Góis

Discurso de abertura

10h

Pausa para café

10h 10m

“Lançamento do nº 5 da Revista Nova Águia

O Professor Nuno Ferrão apresenta a revista subordinada à temática “Situação Cultural de Hoje”.

Comemoração dos 100 anos da Revista com a presença do Director Renato Epifâneo.

11h

“A cantar com os avós”

Os alunos do 4º ano da Escola Básica do 1º ciclo dos Lóios, em colaboração com o Grupo Intergeracional do Centro de Desenvolvimento Comunitário dos Lóios, tocam e cantam canções

11h 20m

“Histórias a partir de uma linha”

As alunas do CEF/AE contam histórias aos alunos do 1º ciclo, com recurso a marionetas.

11h 50m

“Um livro com Direitos, um leitor com Direitos”

- A Professora Maria Paula Cabral apresenta os Direitos do Livro e do Leitor;

- “Um presente pelas Histórias” : Surpresa a concretizar. 

12h 30m

“Pelos Direitos do Autor “Cantar Amália”

Apresentação do Livro “Amália – A divina voz”, pelo escritor Rui Ferreira.

9h -

13h 20m

“Recriar a época de Damião de Góis”

- No âmbito do PNL, os alunos do 3º ciclo realizam pequenas dramatizações, recriando personagens da época de Damião de Góis;

- A Professora Solange Campos toca música palaciana.

14h 25m

- “A Ciência e a ilustração”

O Dr. Pedro Salgado apresenta uma acção de sensibilização sobre a ilustração cientifica.

18h

- Jantar comemorativo da inauguração da Biblioteca.

 

Comissão Organizadora

 

Equipa da BE/CREA                 

Equipa do PNL                 

Oficina de Artes

 

 

Cristina Funico                         

Elisabete Dias                   

Cristina Nogueira

 

Inês Pando                            

Rosa Ferreira                       

Lídia Amaral

 

Adelina Mota

Teresa Dias                          

 

 

Elisabete Dias

Luísa Teixeira                      

 

 

 

 

 

 

 

Agradecemos o apoio de:

  • Coordenadoras e Professores dos Estabelecimento de Ensino do Agrupamento de Escolas Damião de Góis
  • Equipa Alargada de Professores da Biblioteca Escolar
publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 16:07 | link do post

Feira das Profissões

 

Com o objectivo de dar a conhecer diferentes saídas profissionais o GAAF organizou a Feira das Profissões de 19 a 22 de Abril.

Os alunos do 9º ano e dos Cursos de Ensino Formação vão conviver na Escola e em contexto laboral com profissionais de diferentes ramos.

A Biblioteca Escolar coopera nesta iniciativa considerando que a partilha de experiências constitui uma mais valia para o esclarecimento dos alunos sobre as opções técnico profissionais.

 

Programa

 

19 de Abril 2010, Segunda-feira

Biblioteca

10:00

1. Apresentação dos profissionais

2. Partilha de experiências

1º turno 10:10 – 11:40

2º turno 11:50 – 13:20

 

Arsenal do Alfeite, Alfeite

14:30

3. Visita à Fragata Bartolomeu Dias

 

 

20 de Abril 2010, Terça-feira

Biblioteca

10:00

1. Apresentação dos profissionais

2. Partilha de experiências

1º turno 10:10 – 11:40

2º turno 11:50 – 13:20

 

 

22 de Abril 2010, Quinta-feira

Quartel da GNR

10:00

1. Visita ao Regimento de Cavalaria

 

Escola Damião de Gois

14:30

2. Demonstração da equipa de Cinotécnica GNR

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 10:54 | link do post

Projecto Viva a História

Regulamento do Concurso: Centenário da República Portuguesa

 

 

Este concurso destina-se a todos os alunos dos 6º e 8º anos da E.B. 2,3 Damião de Góis.

Tem como objectivo incentivar a criatividade dos alunos promovendo a reflexão e conhecimento da História de Portugal cultivando o interesse pelas expressões artístico-literárias.

 

Como participar:

1º - Selecciona uma personalidade associada à Implantação da República Portuguesa.

2º - Redige uma biografia ou faz uma ilustração/desenho livre alusiva à personalidade que escolheste.     

3º - Os trabalhos poderão ser apresentados em suporte papel ou noutro material que considerares pertinente, como por exemplo:    

lápis de grafite;

lápis de cor ;

caneta de feltro ;

guache ;

e outros materiais que conheças.

Poderás também recorrer a técnica mista (mistura de diferentes materiais no mesmo desenho, colagem e outras).

 

Selecção dos trabalhos:

1º - Deves entregar o teu trabalho ao teu professor de História, entre 19 de Abril e 24 de Maio de 2010.

2º - O resultado do concurso será divulgado no final do 3º período lectivo.

3º - Os trabalhos serão seleccionados pelos professores de História e Geografia de Portugal e de História do Agrupamento.

4º - Para além de prémios (a definir) aos três melhores, todos os trabalhos serão expostos, na biblioteca, durante todo o mês de celebração do Centenário da República Portuguesa.

  

Os professores responsáveis

Teresa Câmara e Pedro Glória

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 10:53 | link do post

Na próxima quinta-feira, 25 de Março, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas promove uma visita de estudo ao Museu da Presidência da República no âmbito das Comemorações do Centenário da Implantação da República. O site deste Museu ( www.museu.presidencia.pt ) tem um vasto conjunto de informações que nos dão a conhecer um pouco do Museu e da biografia dos diversos Presidentes da República. Neste rico e inovador espaço Museológico chama particular atenção a galeria de retratos dos diversos Presidentes da República, que merecem especial atenção pela qualidade e diversidade estética, bem como o “livro mágico” que normalmente encanta os jovens visitantes.

 

O nosso Agrupamento de Escolas Damião de Góis, para celebrar e evocar este acontecimento histórico fundamental da História de Portugal, além desta visita de estudo a efectuar com alunos das turmas do 9º ano de escolaridade, irá dinamizar um Concurso de trabalhos de pesquisa, que em breve aqui divulgaremos.

 

O Museu da Presidência da República promove durante esta semana um interessante Ciclo de cinema e debate intitulado “Portugal nas trincheiras – a I Guerra da República” no cinema São Jorge, em Lisboa, nos dias 22 a 24 de Março, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa na exibição de importantes filmes e documentários e no debate de prestigiados investigadores. Quem tiver oportunidade recomendo vivamente que passe por lá: o horário do programa está acessível no site do Museu.  

 

Nuno Ferrão

 

 

Foto da fachada do Museu da Presidência da República

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 22:52 | link do post

 

           Decorreu hoje no Palácio da Independência, sede da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, no salão nobre, o lançamento do número 5 da Revista “Nova Águia” ( www.novaaguia.blogspot.com ) intitulado Os cem anos d’ A Águia e a situação cultural de hoje com a ilustre apresentação dos Professores António Braz Teixeira, Manuel Ferreira Patrício, Paulo Borges, Pinharanda Gomes e a dinamização da sessão a cargo de Renato Epifânio.

 

            O presente número reúne a colaboração de múltiplos autores em valorosos textos de ensaio e poesia que evocam e reflectem sobre a importante revista “A Águia” surgida no seio do novo regime Republicano, na sua primeira série, em 1 de Dezembro de 1910.

 

            Este número celebrativo do centenário do nascimento da Revista “A Águia” recebeu a colaboração do docente Nuno Ferrão, deste Agrupamento de Escolas Damião de Góis, no artigo intitulado “Leonardo Coimbra, a revista ‘A Águia’ e o panorama cultural contemporâneo”. Em 23 de Abril deste ano, assinalando o Dia Mundial do Livro e rebaptizando a nossa Biblioteca Escolar, teremos oportunidade de assistir ao lançamento deste número na nossa escola.

Foto da fachada do Palácio da Independência, Lisboa - Património Nacional desde 1910

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 21:57 | link do post

 Palestra PNL
 
O Professor Doutor Artur Anselmo, da Universidade Nova de Lisboa, proferiu uma palestra subordinada à temática da leitura, tendo como destinatários os Professores dos diferentes níveis de ensino.
O ilustre Pedagogo realçou a importância da leitura, associando-a à estética, bem como relevou a "educação da vontade" para as várias manifestações culturais.
O Professor Artur Anselmo apelou, igualmente, ao optimismo, de forma a ultrapassar os vários condicionalismos que se colocam aos docentes.
A sua brilhante "mensagem" mereceu  a melhor atenção dos presentes.
 
Professora Elisabete Dias

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 10:15 | link do post

 

A 27 de Janeiro deste ano ( 2010) consumaram-se 65 anos sobre a libertação Aliada dos campos de concentração de Auschwitz. A carnificina do Holocausto nazi configurou o genocídio de 6 milhões de judeus. Só no campo número II Birkenau de Auschwitz morreu mais de um milhão de judeus. Foi, nesta medida, uma tragédia de assinalável proporção que levou à violação de múltiplos Direitos Humanos.

 

A ideologia nazi nasceu num contexto de crise económica, social e moral da Alemanha, ainda a assimilar as humilhações do Tratado de Versalhes. Aparece, assim, a ideia de um Estado Autoritário e Totalitário, de partido único ( Nazi ), com uma vontade nacionalista de expansão territorial. Contudo, a concepção racista foi prevalecente na ideia de que os alemães eram descendentes dos Arianos considerados uma raça superior às demais raças.

 

Deste princípio absurdo nasceu o sentimento anti-semita de ódio aos judeus propalado por Adolfo Hitler no seu livro “Mein Kampf”. Deste modo, após a sua ascensão política, em 1933, começam os maus tratos e as discriminações públicas aos judeus na Alemanha. Efectivamente, entre 1933 e 1945 as atitudes e comportamentos de desprezo pelas comunidades judaicas serão recrudescentes. Começou-se com o uso de braçadeiras com a estrela de David, distintivo judaico, e com leis raciais de discriminação social entre 1933 e 1935. Não tardou, no entanto, que se desencadeasse uma radicalização da discriminação em 1938, naquilo a que ficou conhecido na História por “noite de Cristal”, em que se encerraram sinagogas e lojas, se enviaram os primeiros judeus para os campos de concentração, se construíram guetos em cidades e se fuzilaram judeus.

 

A atitude discriminatória e de completo menosprezo dos Nazis pela dignidade e pela vida das comunidades de judeus, de ciganos e dos grupos de deficientes e de homossexuais representam uma grave violação de vários Direitos Humanos Fundamentais ( à vida, à igualdade e dignidade de todos os seres humanos, à proibição de formas de escravatura, de torturas e tratamentos cruéis e da prisão sem criteriosa justificação ).  Foi, nesta conjuntura, que as Nações Unidas fizeram em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos e no ano anterior tinham dado oportunidade à criação do Estado de Israel.

 

Os atrozes executores da purificação racial da “grande Alemanha” foram os agentes das SS ( polícia política ) liderados por Heinrich Himmler. Por um lado, instigavam à multiplicação dos genes pretensamente arianos e, por outro lado, tratavam do extermínio daquelas comunidades e daqueles grupos enunciados.

 

Este processo histórico de alienação colectiva conduziu ao “Inferno de Auschwitz” que começava com o degradante transporte dos prisioneiros em vagões de gado, sem quaisquer condições higiénicas. O caminho dos prisioneiros conduzia-os aos diversos instrumentos de extermínio utilizados sobre estes segmentos sociais ( câmaras de gás, campos de trabalho e fuzilamentos ). Era uma ironia, pejada de malícia e de perversidade, o slogan que encimava os portões de Birkenau – Auschwitz II: “o trabalho liberta”. Muitos prisioneiros iam na ilusão de desenvolver trabalhos forçados e só os mais perspicazes se aperceberam de que, realmente, o destino final era outro, daí que alguns tenham tentado fugir. Com efeito as pessoas que chegavam adoentadas eram encaminhadas para as câmaras de gás e, em seguida, ou queimavam os cadáveres em fornos crematórios ou utilizavam, de forma macabra, os restos dos mortos para fabrico de produtos ou, ainda, se serviam deles para a elaboração de experiências laboratoriais.

 

Em Janeiro de 1945, com a 2ª Guerra Mundial já perdida, as tropas Nazis fizeram uma prévia evacuação dos campos de concentração de Auschwitz, antes que chegassem as tropas Aliadas, neste caso soviéticas, para libertar a Europa do jugo Nazi. Finalmente, a 27 de Janeiro o exército Soviético libertou, por completo, os três campos polacos de concentração Nazis ( Auschwitz I, Birkenau e Monowitz ), de que se evocou este ano o sexagésimo quinto aniversário deste simbólico acontecimento histórico.

 

Em conclusão, não deve ser esquecido da memória colectiva da Humanidade este abominável acontecimento histórico ( o Holocausto ) e daí que as ruínas dos campos de concentração de Auschwitz tenham sido classificados como Património Cultural da Humanidade em 2002 pela UNESCO. Ao mesmo tempo, os notáveis e incomensuráveis filmes feitos sobre este fenómeno ( “A lista de Schindler”, “O pianista”, “A vida é bela” e muitos outros ) tem vindo a despertar a opinião pública para uma consciência moral que radique numa sabedoria histórica. Que nunca esqueçamos o horror que foi o Holocausto!

 

Nuno Ferrão

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 20:17 | link do post

Boas Memórias

 

Ana Maria Magalhães

Cresci num casarão povoado de contadores de histórias. À minha avó, que preferia factos e gente de carne e osso, devo Zé do Telhado e a justiça popular que tudo perdoa a quem rouba aos ricos para dar aos pobres. E os amores proibidos de Pedro e Inês mais o desfecho trágico junto à Fonte das Lágrimas que durante anos imaginei a lançar águas revoltosas directamente no rio Mondego.

A minha mãe concebia enredos surpreendentes a propósito das nuvens que nos acompanhavam em viagem ou das páginas soltas espalhadas nas mesas dos consultórios. Também utilizava a mobília do quarto que, em noites de trovoada, adquire contornos assustadores. E objectos soltos como ponto de partida para as mais fantásticas brincadeiras. Havia ainda a tia São. Velha, viúva, de fracos recursos, acolhida por amor e solidariedade, sem outro encargo para além de entreter as crianças, tornou-se grande especialista em mouras encantadas e princesas infelicíssimas de quem falava como se fossem pessoas verdadeiras indignando-se contra a perversidade das madrastas, o espírito influenciável dos pais e dos maridos, mostrando-se particularmente sensível à vida tormentosa da menina que tinha uma estrela de ouro na testa, única capaz de a fazer chorar.

Uma só página obriga a escolhas, constato que evoquei três figuras femininas e não me admiro. Pertenço a um matriarcado discreto, ou mesmo secreto, pois, embora a força estivesse do lado das mulheres, os homens eram incensados como deuses e assim tudo funcionava na perfeição.

Antes de ir para a escola já inventava histórias, tendo o cuidado de as adaptar aos primeiros ouvintes. Para o meu irmão Tó-Zé era preciso acção, desafios, elementos possíveis de transformar num jogo ou numa peça de teatro. Para o Manuel Maria, cinco anos mais novo, funcionavam melhor os mundos paralelos, que lhe sussurrava no vão da janela onde pouco depois de nos instalarmos se gerava uma atmosfera de esconderijo. Fontes de inspiração não faltavam. O sótão dos primos do Estoril, que visitávamos com frequência, podia tornar-se palco de acontecimentos extraordinários como foi o caso da grande festa no fim do Verão destinada a personagens dos contos de Perrault em que assumi com gosto o papel de capuchinho vermelho. Ao Porto também íamos bastante, quase sempre de comboio, atravessando na última etapa uma ponte fora de prazo que rangia apesar das carruagens avançarem devagar, devagarinho. Os passageiros, no mais absoluto silêncio, olhavam ora o temido rio lá em baixo, ora o desejadíssimo aglomerado de casas de granito mesmo em frente. Este percurso entre as duas margens do Douro marcava a passagem para outro universo, um universo maravilhoso onde até as palavras soavam de maneira diferente. Às vezes seguíamos para a Régua. Aí, da nossa geração éramos quinze e a geração acima, a dos pais, mantinha um grupo do teatro amador e dava espectáculos nos mais variados tipos de salas. Em Setembro assistíamos às vindimas na quinta da Silveira. Um mês inteiro de liberdade para fazer escaladas, tomar banho no rio, procurar tesouros escondidos, escutar os velhos que falavam de encantos, de bruxas e de lobisomens depois dos bailes na estrada em noites de lua cheia ou perto do lume quando o tempo arrefecia e as primeiras chuvas acrescentavam ao cheiro a mosto o odor inconfundível da terra molhada. Foi nesta quinta que melhor conheci as delícias da leitura anárquica. À luz da vela e até altas horas, da condessa de Ségur a Tolstoi, sem regras, sem imposições, sem interferências, um êxtase.

Estudar, estudei no sagrado Coração de Maria e adorei. O elevado grau de exigência não me assustava, o ambiente de boa camaradagem agradava-me, fiz amizades para toda a vida. Recordo com especial admiração a professora de literatura que tratávamos respeitosamente por Dona Noémia. Feia, austera, distante, ensinava como ninguém e pregava-nos à carteira sempre que lia em voz alta. Ainda hoje, se tenho saudades de Santa Olávia e resolvo ir até lá passar a tarde é através dela que ouço Carlos da Maia gritando do trapézio tu és o Vilaça.

Quando tinha quinze anos proporcionou-se-me a experiência singular de conhecer Londres sozinha. A minha tia mais nova, casada com um inglês, convidara-me a visitá-la nas férias e eu parti para casa dela no maior entusiasmo. Mas afinal a casa não era bem uma casa e não ficava em Londres. Os meus tios viviam nos aposentos independentes de um magnífico palacete cujo dono, talvez por já não receber imensos hóspedes ao fim-de-semana, resolvera alugar. A propriedade estendia-se pelos campos levemente ondulados de Camfield Place. Rodeada de muros, com portões enormes, relvados a perder de vista e árvores centenárias, não podia ser mais bela, nem mais silenciosa, nem mais opressiva. A minha tia, grávida e com uma filha pequena, raramente saía, mas tinha tudo preparado para me receber. Horários de autocarros até à vila mais próxima. Mapas do metropolitano e da cidade. Informações pormenorizadas sobre monumentos, museus, zonas a não perder, zonas a evitar, listas de filmes e de espectáculos. De manhã arranjava-me farnel e eu lá ia, de início vagamente receosa, a pouco e pouco ganhando confiança e à vontade. Não sei se gostei mais da Torre de Londres, da Tate Gallery ou de ver sem legendas E Tudo o Vento Levou. Mas sei que ao fim da tarde, quando passeava pelas ruas apinhadas de gente e me cruzava com indianas de sari, muçulmanos de turbante, ingleses ainda de chapéu de coco e bengala, livre para decidir se queria ver montras, sentar-me numa esplanada ou não fazer absolutamente nada me sentia capaz de enfrentar este mundo e outro. O pior era à noite. Por azar, nas vésperas de me meter no avião, tinha ido a um cinema de Lisboa ver o Drácula. E as árvores gigantes do palacete estampavam no vidro da janela do meu quarto a face lívida de caninos salientes. Aterrada e sem querer incomodar, acendia a luz e pegava num livro ao acaso. Ora a minha tia, protestante convicta, tinha inúmeras obras em que a ficção mais não era senão pretexto para transmitir mensagens espirituais e religiosas. Costumo dizer que os dias de descoberta deslumbrada alternaram com noites de terror evangélico. E que esta viagem a Londres teve o efeito de uma carta de alforria.

A passagem pela faculdade de letras exigiu uma criteriosa administração do tempo. Dividida entre o curso, o casamento, o nascimento dos filhos, o primeiro emprego, contei com o apoio providencial do melhor aluno, o Zé Barata Moura, já então robusto, barbudo, de olhar doce e risonho, cheio de paciência para mim e para todos os colegas que precisassem de esclarecer dúvidas. Um amor, o senhor Reitor.

Creio que estava no terceiro ano quando fui para Moçambique e ganhei um estatuto que tem muito que se lhe diga: aluna no hemisfério norte, professora no hemisfério sul. Este balançar entre os dois lados da mesa não é menos mágico do que o balanço entre os dois lados do espelho. Apliquei-me. Procurei caminhos. Percebi que só conseguia ensinar História se aceitasse as alunas como em criança aceitava os meus irmãos na hora de contar histórias. Aprendi como se faz. De regresso a casa quis continuar e continuei.

Corria o ano de 1976 quando conheci a Isabel Alçada à porta da escola onde íamos fazer estágio. Formámos equipa e entendemo-nos muito bem porque gostávamos dos alunos, porque o trabalho nos divertia, porque tínhamos feito a mesma aposta. Explicar, sem afugentar. Dizer, para se entender. Conduzir, sem oprimir nem desiludir. Procurar sempre a verdade porque só a verdade permite traçar a rota que leva a bom porto.

Foram necessários quatro anos de treino intenso para percebermos que queríamos escrever um livro em parceria e que estavam reunidas as condições para começar. Delineámos o nosso projecto contra ventos e marés, ignorando modas, recusando compromissos e vassalagens. Queríamos dirigir-nos directamente às crianças e foi isso que fizemos.

A reacção das crianças encantou uns, irritou outros, revelou-se determinante. As editoras viram-se obrigadas a repensar o catálogo. A crítica íntegra alargou os parâmetros de avaliação. Foram surgindo adeptos entusiastas e não faltaram renitentes a converter-se.

Propostas, convites, debates, encontros, viagens, pesquisas, a vida ganhou um ritmo vertiginoso. Quando dei por mim tinha-me tornado avó e já usava óculos tal qual a avó do capuchinho vermelho. Assumi o papel com todo o gosto por me parecer muito adequado a uma contadora de histórias.

Autobiografia (publicada na edição de 31 de Agosto do Jornal de Letras)

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 10:35 | link do post

Escola Básica 2,3 Damião de Góis

Dia 3 de Março  4ª feira

 

 

8h 45m

·         “As Pessoas de Pessoa, uma viagem pelo mundo pessoano”

Encontro com a escritora Maria Manuel Viana, na BE/CREA.

 

 

10h 10m

·         “Uma Aventura em Alto Mar

 

 Encontro com a escritora Ana Maria Magalhães, na BE/CREA.

 

11h 00

·         “Olimpíadas da Floresta”

 

Actividade no âmbito do Clube da Floresta, no Pavilhão D.

 

 

12h 00

·         “Um Mundo Melhor com Afectos!”

 Acção de sensibilização, no âmbito do PES (Programa de Educação para a Saúde), pela Professora Inês Pando.

 

 

15h 30m

·         Ler É Maçada/Estudar É Nada

 Palestra sobre leitura pelo Professor Doutor Artur Anselmo, da Universidade Nova de Lisboa, na BE/CREA.

 

 

 

 

 

Escola Básica 1 dos Lóios

Dia 3 de Março  4ª feira

 

9h00 às 10h00  e 11h00 às 12h00

·         “ Conta-me Histórias Que Eu Não Sei…”

 

Pais de diversas nacionalidades vêm à escola contar histórias dos seus países.

 

 

10h00

·         “Está na Hora de Ouvir…”

 

 Conversa com a escritora Maria do Rosário Pedreira.

 

 

12h00

·         “Comer Palavras”

 

Embrulhar vários Poemas e dá-los a saborear…

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 10:27 | link do post

O Campo de Concentração de Auschwitz, na Polónia, era um rectângulo de 1,7 km, por 720 metros de largura, rodeado de arame farpado e composto por três sub-campos:

  • Stammlager (ou Auschwitz 1) para trabalhos forçados que chegou a ter 135 mil presos;
  • Birkenau (ou Auschwitz 2) onde era executado o extermínio;
  • Buna-Monowitz (ou Auschwitz 3) composto por um conjunto de 46 campos de trabalhos forçados, associado ao complexo industrial IG Farben que produzia borracha sintética e metanol.

 

Entre Maio de 1940 e Janeiro de 1943, foram deportados para Auschwitz cerca de 1.6 milhões de pessoas, vindas de 15 países da Europa, sendo que morreram 1.335.000 nas câmaras de gás e 137.000 de fome, de doença, de frio ou de brutalidades de todo o tipo.

 

Era uma linha de produção de morte, desenvolvida de forma a envolver o maior número de pessoas, com a máxima economia de recursos, aproveitando os cadáveres como matéria-prima para a produção industrial de sabão.

 

Os nazis só começaram a abandonar Auschwitz a 17 de Janeiro de 1945, quando as suas tropas já não eram capazes de travar a ofensiva do Exército Vermelho, lançada depois da derrota alemã na Batalha de Estalinegrado, que terminou em Fevereiro de 1943.

 

As tropas aliadas, que ocuparam o campo, não conseguiram adivinhar logo a dimensão da gigantesca e sistemática indústria da morte, montada ao pormenor pelos nazis.

 

Para perpetuar este horror, o espaço de Auschwitz foi transformado num Museu aberto a todos aqueles que, de algum modo, querem homenagear os que por ali passaram.

 

Eugénia Correia

 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 09:24 | link do post

Jornalista Adelino Gomes entrevista o Comissário do PNL

Dia 2 de Março, na BE/CREA, da Escola Básica 2,3 Damião de Góis

Adelino Gomes é jornalista na imprensa escrita, radiofónica e televisiva. Foi um dos fundadores do diário Público, onde foi director-adjunto e redactor-principal. Locutor da Rádio Clube Português, Rádio Renascença, Deutsche Welle e director de informação e realizador na Radiodifusão Portuguesa. Repórter da RTP em 1975, cobriu o 11 de Março, o início da guerra civil em Angola, e a guerra civil em Timor, cujo dossier retomaria no jornal Público a partir de 1990. É co-autor do disco O dia 25 de Abril (duplo álbum com a reportagem sobre a revolução) e dos livros Portugal 2020 (1998), O 25 de Abril de 1974 — 76 fotografias e um retrato (1999), Carlos Gil - Um fotógrafo na Revolução (2004), As Flores nascem na Prisão, Timor-Leste - ano 1 (2004) e co-autor de Os Dias Loucos do PREC (2006). Foi designado Provedor do Ouvinte da RTP (em 2008).

Leccionou na Escola Superior de Comunicação Social (1975-1981), Escola Superior de Jornalismo do Porto (1986) e na Universidade Autónoma de Lisboa (1992-2002). Foi formador no CENJOR - Centro de Formação Protocolar para Jornalistas e coordenou o Curso de Formação de Jornalistas e Animadores de Emissão da rádio TSF.

É doutorando em Sociologia, no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, desde 2004.

É membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Damião de Góis, na qualidade de individualidade da comunidade local.

 

Comissão de Honra da Semana da Leitura do Agrupamento

·       Carlos Veiga Ferreira (Comissão de Honra do PNL)

·       Belarmino Silva (Presidente da Junta de Freguesia de Marvila)

·       Adelino Gomes (Jornalista e Provedor do Ouvinte na RTP)

 


 

publicado por Mensagens do Agrupamento Damião de Góis às 09:20 | link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
comentários recentes
Sugestão para dar como prémio: T-shirts com a assi...
Adorei o jogo ...Ambas as equipas jogaram bem ...E...
Adorei o jogo ...Ambas as equipas jogaram bem ...E...
ola!Grande jogo. Estiveram todos muito bem apesar ...
resumiram bem a historia de são Martinho....
Umas alunas do 9ºB acharam muito interessante este...
Concordo que os alunos tenham um prémio por terem ...
Foi uma boa ideia da escola, criarem um blog para ...
Ainda não tive oportunidade de visitar a Exposição...
Agradeço em nome de todos os colaboradores e faço ...
Bom dia a toda a comunidade escolar só agora é que...
Num artigo no nosso site, incluímos um link a este...
tags

todas as tags

links
subscrever feeds
SAPO Blogs